[Autora #2] Conhecendo Jane Austen

Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, na zona rural da Inglaterra, no dia 16 de dezembro de 1775. Filha de George Austen, um reverendo anglicano e de Cassandra Austen.


Cresceu em meio a um pequeno grupo social, formado por uma classe abastada e religiosa. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno. Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio.


Com 17 anos escreveu sua primeira obra “Lady Susan”, uma novela onde expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo.


Em 1797, Jane Austen já havia escrito mais dois romances, “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados. Em 1801 a família se mudou para Bath ponto de encontro da aristocracia britânica. Em 1805, após a morte do pai, Jane, sua irmã e sua mãe se mudaram para a vila inglesa de Chawton, onde um de seus irmãos lhes cedeu uma propriedade.


Suas obras anteriormente recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”.


A segunda etapa da produção literária de Jane Austen teve início com a publicação de “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1816). Com um texto carregado de ironia sutil, os romances buscavam retratar a sociedade provinciana da época e a busca das mulheres por um casamento como a única forma de ascender socialmente.


O livro “Persuasão” foi publicado postumamente. Seu primeiro livro, “Lady Susan” só foi publicado em 1871. As obras “Os Watsons” e “Sanditons” que foram deixadas inacabadas foram completadas e publicadas, posteriormente, por um sobrinho da escritora, ainda em 1871.


Jane Austen faleceu em Winchester, Inglaterra, no dia 18 de julho de 1817.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo